quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Sem Noção

Recentemente a empresa onde trabalho sofreu uma reestruturação e eu tive que fazer o desligamento da maior parte da minha equipe. Apesar de o processo ter sido justo e tranqüilo, é claro que não foi sem dor, para os que ficaram e, claro, para os que saíram. Só da minha área, em torno de quarenta pessoas foram desligadas. Da empresa como um todo duzentos e quarenta. Este fato ocorreu há mais de uma semana, e não consigo lembrar agora de nenhum colega fazendo piada sobre a situação, ou sequer com sorrisos duvidosos estampados na face durante o processo. Não acho que esta atitude seja algo fora do comum, ou sequer difícil de se encontrar em situações parecidas.

A situação não parece ser a mesma quando falamos do setor público. Ao invés de ter demitido duzentos e quarenta pessoas, o governo assistiu à morte de aproximadamente duzentas no acidente com o avião da TAM em Congonhas, e qual foi a reação? Enquanto o presidente se recuperava de uma cirurgia plástica, assessores faziam gestos obscenos quando descobriram indícios de que o governo estaria isento de culpa e dias depois, ao nomear o novo ministro da defesa, o presidente fez piada sobre os motivos da chamada do ministro. Diz ele que chamou o novo ministro porque sua esposa não o agüentava mais em casa. Aí eu é quem pergunto, quem vai chamar o Lula para dar uma folga para a Dona Marisa? Por que convenhamos, não deve ser fácil agüentar piadas idiotas e opiniões amadoras sobre futebol o dia todo. Será que o presidente não tem ninguém com um mínimo de noção no seu gabinete, que o alerte sobre a pertinência de seus comentários? Ou será que teimosia é mais um de seus atributos, e ele não os escuta?

Honestamente, se eu e meus colegas tivéssemos tido metade do deboche do presidente ao tomar as medidas inevitáveis que tomamos, estaríamos engrossando as estatísticas do desemprego, pois não é isto que se espera de profissionais sérios. Infelizmente os cidadãos brasileiros, patrões do presidente, estão dormindo, e ele não vai ter o destino que merece, o olho da rua.

Um comentário:

Acras disse...

Só não esqueça que "Nunca na história deste país _____ ". Preencha como quiser.